domingo, 27 de setembro de 2015

SESSÃO SOLENE QUE OUTORGOU O TÍTULO DE CIDADÃO COCALENSE AO DEP. MARDEN MENEZES E AO PRESIDENTE DA AVABA, SR. CORCINO MEDEIROS


Na noite desta sexta - feira (25/09/2015) aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Cocal uma Sessão Solene que outorgou o "TÍTULO DE CIDADÃO COCALENSE" ao Deputado Estadual do Piauí, Marden Menezes e ao Presidente da Associação das Vítimas do Rompimento da Barragem Algodões I. Tal  título de Cidadão Cocalense a ambos cidadãos,  se deu em razão de um trabalho desenvolvido à frente da  Associação das Vítimas da Barragem Algodões I - AVABA. 

O presidente da AVABA, Dr. Corcino Medeiros, fundou a AVABA, e a partir daí vem desenvolvendo,  um trabalho sério, árduo, com  muita  luta e perseverança. O mesmo vem  representando pessoas humildes, que perderam tudo que tinham com o trágico rompimento da Barragem Algodões no ano de 2009, no município de Cocal. Dr. Corcino mesmo diante das dificuldades, das perseguições por pessoas baixas e sem escrúpulos, que colocam seu próprio ego, acima das precárias condições de existência pelas quais as vítimas vivem até hoje, o presidente não desiste.  O Presidente da AVABA luta com todas as forças pela garantia dos direitos das vítimas, defendendo  e levando o nome de Cocal até mesmo pelo Brasil à fora, à frente de uma causa nobre, defendo os direitos que acometeram - se, através de uma desgraça, esquecida por muitos, mas vivenciada até hoje por quem sofreu de verdade, pelas vítimas dessa tragédia. DESSA FORMA, DR. CORCINO, MERECE TODO O NOSSO RESPEITO, PRINCIPALMENTE DAS AUTORIDADES COCALENSES QUE TEM A MISSÃO DE REPRESENTAR O POVO COCALENSE. 

Por outro lado o Deputado Estadual Marden Menezes, sempre abraçou a causa,  desde  rompimento da barragem,  até os dias de hoje. Na Assembléia Legislativa do Piauí - ALEPI,  defende a legitimidade dos direitos da vítimas na luta até mesmo, contra  o Governo do Estado, pelas pensões e indenizações. Além de ter ajudado a fundar a AVABA. Todos os anos, o deputado faz uma sessão solene em homenagem às vítimas fatais e as pessoas que sobreviveram a tal tragédia.  

 Que foram reconhecidos a partir da entrega do título, de fato e de direito, verdadeiros Cidadãos Cocalenses, de acordo com as Leis Legislativas , Nº 001/2015, de autoria da Vereadora Adriana Luiza Passos Borges e N.º 02/2015, de autoria do Vereador Lucimar do Nascimento.








































A Sessão contou também com a valiosa participação da Verônica Barreto, onde a mesma relembrou de forma emocionante toda a tragédia de Algodões até os dias de hoje.  Compuseram a mesa de honra: O presidente da Casa Legislativa, vereador Evandro Vieira de Araújo, os homenageados da noite, Deputado Marden Menezes e  presidente da AVABA, Sr. Corcino, um dos autores da proposição, Lucimar do Nascimento,  O Sr. João Neto, os empresários  Antonio Lino e Manoel Lira, a Vice - prefeita do município de Cocal, Sra. Sandra Rosa, uma das vítimas da desastre que gerou o rompimento da Barragem Algodões e ex - vereador Sr. Antonio Enfermeiro, também estiveram presentes e fizeram uso da palavra Dr. Galli que na oportunidade  entregou uma placa de honra ao mérito ao  Dr. Corcino e Pároco da Par´quia Cocalense, Padre Roberto Francelino .  A Sessão contou com a presença ainda do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Buriti dos Lopes, Sr. Elias Carvalho, o  Representante da Cáritas do Brasil, Sr. Adonias,  além de muitos amigos, a sociedade civil em geral e as  vítimas e amigos das vítimas do rompimento da Barragem Algodões. 

 A Sessão ainda contou com o apoio e divulgação da TV Assembleia, do BLOG COCAL NOTÍCIAS, da fotógrafa Luana Fontenele. 


terça-feira, 8 de setembro de 2015

PROJETOS DE LEI DE AUTORIA DA VEREADORA PROF.ª ADRIANA

Confira na íntegra os "PROJETOS DE LEI" de autoria da vereadora Prof.ª Adriana e alguns de seus vários requerimentos e indicações que visam beneficiar a sociedade cocalense. Tais projetos foram aprovados pela Casa Legislativa Cocalense, mas que nunca foram sancionados pelo atual prefeito.


1º PROJETO:  “Dispõe sobre a concessão de horário especial a servidor municipal responsável legal por pessoa portadora de necessidades especiais que requeiram atenção permanente e dá outras providências.                       




2º PROJETO: Dispõe sobre a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos realizados na cidade de Cocal e concede desconto, às pessoas de baixa renda.”


3º PROJETO:Prorroga, no âmbito do Município de Cocal - Piauí, o prazo de licença maternidade das servidoras públicas municipais  de 120 dias para 180 dias e dá outras providências”.


ALGUNS DOS REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES


PROVIDENCIE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL, ONDE O MESMO GARANTA O PAGAMENTO DE UM BENEFICIO ÀS FAMÍLIAS CARENTES DO MUNICÍPIO DE COCAL - Aprovado por unanimidade

IMPLANTAÇÃO DE RAMPAS DE ACESSIBILIDADE NOS ÓRGÃO PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE COCAL - Aprovado por unanimidade

CONSTRUÇÃO DE 01 (UMA) MATERNIDADE PÚBLICA MUNICIPAL - Aprovado por unanimidade


REFORMA EM CARÁTER EMERGENCIAL DA ESCOLA MUNICIPAL CHICO MONÇÃO - Aprovado por unanimidade

REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL - Vereador Edilson do Segundo Campo votou contra

IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS PÚBLICO MUNICIPAL - Aprovado por unanimidade

Observação: Todos os 

sábado, 5 de setembro de 2015

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA EM 03/09/15

Nesta quinta-feira(03/09/15),  a Câmara Municipal realizou mais uma Sessão Ordinária. A referida sessão contou com a presença dos vereadores:

Presidente da Casa Legislativa  - Evandro Mano (PMDB)
Vice - presidente  - Marilene Almeida (PSD)
Prof.ª Adriana (SD)
Lucimar da Padaria - PMDB
Mateus Mendonça - PP
Elismar Brandão - PRÓS
Antonio Lino  - PMDB
Edilson do Segundo Campo - PSDB

NÃO HOUVE VOTAÇÃO DE PROJETO

 OS REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES APRESENTADOS FORAM OS SEGUINTES:

* REFORMA DA ESCOLA MUNICIPAL DA LOCALIDADE SÃO BENEDITO
* CONSTRUÇÃO DE UM POÇO EQUIPADO NA LOCALIDADE SÃO BENEDITO
* REFORMA DA ESTRADA DA LOCALIDADE  EXTREMAS
* CONSTRUÇÃO DE UM CHAFARIZ NA LOCALIDADE EXTREMAS

 A VEREADORA PROF. ADRIANA SOLICITOU AS SEGUINTES INDICAÇÕES: 

*Realização de Concurso Público no município de Cocal - PI
* Implantação de laboratório de análises clínicas no município de Cocal – Piauí.
* Criação da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, e Ecologia, conforme previsto no Art. 44, Inciso IV do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cocal – PI.


OBS.: "Todos os requerimentos desta sessão ordinária foram aprovados por UNANIMIDADE, com EXCEÇÃO o REQUERIMENTO que solicita a realização de Concursos Públicos, que teve 6 votos a favor e 01 VOTO CONTRA do VEREADOR EDILSON DO SEGUNDO CAMPO.






NA PALAVRA FACULTADA A VEREADORA ADRIANA ABORDOU OS SEGUINTE PONTOS: 

* A vereadora iniciou sua palavra facultada agradecendo a Deus por mais um dia de vida, contudo mais uma sessão legislativa; agradeceu aos edis vereadores pela aprovação de suas indicações. 

* Cobrou a vereadora "Líder de Governo", sobre o requerimento feito em ABRIL DE 2014, onde solicita a cópia de todos CONTRATOS DE CARROS ALUGADOS PELO MUNICÍPIO, COM NÚMERO DE PLACAS E MARCA; LOCAL ONDE TAIS AUTOMÓVEIS ESTÃO PRESTANDO SERVIÇO, ALÉM DOS VALORES E AS EMPRESAS QUE TAIS CONTRATOS ESTÃO SENDO MANTIDOS. O objetivo do requerimento é fazer com que haja transparência e regras claras por parte do Poder Público na contratação dos veículos, ainda a finalidade dos mesmos.

* Cobrou a Reforma de todos os calçamentos do município de Cocal, enfatizando a situação intrafegável da Rua Frederico Pires, do Bairro São Francisco, entre outros.

* Questionou sobre A CONSTRUÇÃO DA MATERNIDADE MUNICIPAL solicitada através de requerimento de sua autoria apresentado em maio de 2015.

* Questionou sobre a aplicação dos RECURSOS DO PMAQ. Os recursos estão sendo repassados aos funcionários?

* Questionou a cerca dos SALÁRIOS (Nos valores acima de 01 (um) salário mínimos), TAIS SALÁRIOS ESTÃO CONGELADOS. 

* Questionou sobre a PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA ESTRADA DO CAMPESTRE, a mesma lamentou sobre a imensidão de poeira que a população de Campestre tem enfrentado todos os dias, salienta-se que tal  situação alastrou depois da terraplanagem feita pela empresa PAC ENGENHARIA.

* A vereadora Adriana  falou ainda sobre algumas melhorias que aconteceu na ESCOLA MUNICIPAL CHICO MONÇÃO. Tais melhorias,  se fizeram em função de muita luta por parte de  muitos professores, alunos e demais funcionários daquela escola; ainda por um REQUERIMENTO APRESENTADO PELOS VEREADORES ADRIANA E MATEUS, solicitando a REFORMA EM CARÁTER EMERGENCIAL, da ESCOLA CHICO MONÇÃO. Evidenciar ainda sobre uma reunião com a Secretaria de Educação, ocorrida na SEMED, onde foi conversado sobre tais problemas. AS MELHORIAS FORAM AS SEGUINTES:

 -  AQUISIÇÃO DE UM NOVO BEBEDOURO;
 -  RESOLUÇÃO (em parte) DO PROBLEMA DOS AR CONDICIONADOS; (Salienta-se que ainda não há um funcionamento pleno)
 -  REFORMA DO GESSO DO BANHEIRO FEMININO, ONDE O MESMO ENCONTRAVA-SE EM UMA  SITUAÇÃO DE TAMANHA DETERIORAÇÃO QUE COLOCAVA EM RISCO A VIDA DAS ALUNAS QUE FREQUENTAVAM O REFERIDO BANHEIRO.
 -  AQUISIÇÃO DE MESAS E CADEIRAS PARA OS PROFESSORES. (Antes não tinha!)
 -  MELHOROU A QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR, ENTRE OUTROS.

A vereadora falou ainda sobre um PARECER TÉCNICO DO FNDE, endereçada à pessoa do Sr. Prefeito, desde FEVEREIRO DE 2015. Tal parecer instrui como deveria ser aplicado A COMPLEMENTAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB.




O parecer técnico está pouco legível, mas vale-se observar a citação do Art. 70:

Art. 70  - Considera-se-ão como manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

I - REMUNERAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DOCENTE E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

Tal inciso que  PROVA que por lei,  tal a complementação deve ser divido com o profissional docente, o PROFESSOR. 

Como líder do Partido Solidariedade, a vereadora informou à população a mesma foi recentemente eleita a representante no Piauí da Secretaria da Mulher. Informou ainda, sobre um curso sobre Formação Política, promovida pelo Partido Solidariedade, o curso aconteceu em Fortaleza nos dias 27 e 28 de agosto, onde foram debatidos temas de suma importância, como: Direitos e deveres do trabalhador, Violência contra a mulher, Trabalho Infantil, Saúde Pública, Família, Agricultura Familiar, Reforma Política. 

A mesma enfatizou ainda a seguinte frase, que merece reflexão: 


"O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"
                                                              Bertolt Brecht