quinta-feira, 30 de maio de 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
PROJETO POLÊMICO: MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Já faz alguns dias que a população de Cocal demonstra muita preocupação em torno de projeto que se aprovado tornará o trânsito de Cocal municipalizado.
O prefeito Municipal, Rubens Vieira, enviou para a Casa Legislativa Cocalense na data de 05 de maio de 2013, por orientações do Promotor de Justiça da Comarca de Cocal, Dr. Francisco Túlio, o polêmico "Projeto de Municipalização do Trânsito de Cocal".
Fica a dura missão para os vereadores do município de Cocal de aprovar ou não a Lei que tornará o trânsito municipalizado.
Diante de tantas dúvidas, a vereadora Prof.ª Adriana torna público à disposição do cidadão cocalense O POLÊMICO PROJETO enviado pelo Executivo à Câmara Municipal, para que todos os cidadãos possam analisar e tirar suas próprias conclusões a cerca do citado Projeto de Lei.
Na parte lateral do Blog há também uma enquete onde o cidadão pode dá sua opinião sobre a municipalização do trânsito de Cocal.
O citado Projeto passará pela 1ª votação aos 06 de junho de 2013 a partir das 17:15h.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Depois de muitos comentários maldosos e levianos a cerca da autoria do Projeto de Municipalização, é de suma importância esclarecer a toda população que NÃO HÁ PARTICIPAÇÃO DE NENHUM DOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DE COCAL neste projeto de Lei. Os vereadores apenas tomaram conhecimento a partir de uma reunião de explanação com o Promotor de Justiça "Dr. Francisco Túlio" sobre O ATO DE MUNICIPALIZAR OU NÃO O TRÂNSITO DE COCAL. Ressalto ainda que mesmo o Projeto de Municipalização do Trânsito sendo um projeto PADRÃO com o CTB, e tendo a orientação do representante do Ministério Público, o mesmo é de autoria do Poder Executivo deste município.
sábado, 18 de maio de 2013
VEREADORA PROF.ª ADRIANA PRESTIGIA FESTA DAS MÃES NA LOCALIDADE SÃO BENEDITO
A vereadora Prof.ª Adriana (PSDB), participou neste sábado (11) de uma animada festa da mães na localidade "São Benedito", na Unidade Escolar Capistrano de Moura. A festa foi organizada pelas Prof.ª Vânia Santos e Livramento Moura.
A vereadora fez o uso da palavra parabenizando todas as mães pelo seu dia, fortalecendo a importância de eventos como esse na comunidade, fazem com que unam mais as famílias. Além de agradecer pela oportunidade de prestigiar as mães da comunidade em uma belíssima festa em homenagem a um ser de tamanha importância em nossas vidas: Mães!
Além de ouvir algumas reivindicações dos moradores da comunidade e se colocar à disposição para ajudá-los na resolução de tais problemas.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
INSCRIÇÕES DO ENEM COMEÇARAM NESTA SEGUNDA - FEIRA
Inscrições vão até o dia 27 de maio. Para se inscrever, o candidato deve ter em mãos os números do CPF e do documento de identidade
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram nesta segunda-feira (13) e vão até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no site do Inep. O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal.
O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni), Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35 que deve ser paga até o dia 29 de maio. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda.
O participante que precisar de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, deficit de atenção, autismo ou outra necessidade especial. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.
Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.
Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la por meio do site do Inep. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.
Só depois que o aluno fizer o pagamento, a inscrição será confirmada. No caso de isenção, isso ocorrerá após comprovados os dados fornecidos. Depois dessa etapa, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.
Prova
A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de seis milhões de pessoas façam o Enem este ano. A prova será realizada em 1.632 municípios brasileiros, em 15 mil locais de aplicação. A aplicação envolverá 600 mil profissionais, entre coordenadores, chefes de sala, fiscais e apoio. Este ano, o processo de certificação do Enem contará com 3.622 pontos de atenção.
O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.
Segundo o MEC, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição de 2012. Ao anunciar as mudanças no edital, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido: "Apelo para aqueles que se inscreverem para que realmente façam o Enem. Os custos levam em conta os inscritos e temos tido uma diferença importante". No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. Desses, 4,3 milhões fizeram a prova.
Mudanças
Entre as principais mudanças para o Enem 2013 está o maior rigor na correção das redações. Este ano, a diferença entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos (no ano passado, a discrepância era de 200 pontos). Se houver diferença maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. A estimativa do MEC é de que, com esta alteração no processo de correção, uma em cada três redações seja encaminhada ao terceiro corretor.
A partir desta edição também está prevista a anulação das redações que apresentem partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista com a inclusão do item 14.9.5 no edital do Enem. Bastará uma frase desconectada com o tema proposto, inserida deliberadamente, para que a prova seja anulada.
Outra novidade é a divulgação, no cartão de inscrição, de um telefone pelo qual candidatos com alguma condição especial (gestantes, pessoas com deficiência) serão orientados. Essa edição trará também dois modelos de prova com letra maior – uma com fonte tamanho 18 e outra 24.
domingo, 12 de maio de 2013
sexta-feira, 10 de maio de 2013
RESUMO DA VIII SESSÃO ORDINÁRIA DE 2013
Na última Sessão Ordinária realizada em 09/05/13 às 17:15 no Plenário da Câmara Municipal de Cocal foi marcada por importantes projetos de lei, requerimentos, ainda discussão sobre diversos assuntos de suma importância para a população cocalense.
PROJETOS DE LEI:
05/2013 - Altera o dispositivo da Lei Complementar Municipal n.º 116, de 31 de julho de 2003 - Código Tributário Municipal - e dá outras providências. - (Continua nas Comissões de Constituição e Lei e Orçamento e Fazenda)
08/2013 - Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Conselho do FUNDEB. (Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes).
09/2013 - Dispõe sobre criação de Programa Municipal de Inserção de Jovens no Primeiro Emprego no Município de Cocal - Piauí e dá outras providências. (Encaminhado para Comissões de Constituição e Lei e Orçamento e Fazenda).
PROPOSIÇÕES APROVADAS
* 01 (uma) Casa de Apoio em Teresina - PI para assistir aos doentes cocalenses e acompanhantes que tiverem que se deslocar para TRATAMENTO DE SAÚDE.
* Construção de 02 (dois) colégios, sendo 01 (um) na localidade Boa Vista e o outro no Assentamento Jacarandá.
* 04 (quatro) redutores de velocidade localizados:
- 01 (um) localizado à Rua Totonho de Brito, tendo como ponto de referencia, em frente à casa do Sr. Barbareto.
- 01 (um) na Av. Raimundo Alves Pereira, em frente a Eletrofácil.
- 02 (dois) na localidade Jacarandá, sendo 01 (um) em frente ao colégio próximo à casa do Sr. Antonio Bento e outro em frente à caixa d'água.
* Reativação da APAE.
* Solicitação que a Secretaria de Assistência Social de Cocal oportunize atividade de lazer aos munícipes da 3ª Idade.
* Construção de 01 (um) Chafariz no poço existente na localidade São Carlos.
* Construção de 01 Pontilhão para passagem de veículos e pedestres, no final da Rua Domingos Rufo, próximo à casa da Sra. Dona Jovem.
Vários assuntos relevantes foram debatidos pelos legisladores:
* O vereador Lucimar do Nascimento citou todas suas proposições, colocando em evidência que nenhum até o momento fora atendido pela administração "O Futuro a Gente faz Agora". Ainda pediu desculpa a todos os cidadãos que cobram a concretização dos pedidos feitos pelo vereador, através de requerimento, ressaltando ainda que a concretude de tais proposições não depende dele.
* O vereador Mateus, taxado como "Vereador Polêmico" questionou sobre o contrato da Prefeitura Municipal de Cocal com a Rádio Tropical FM, argumentando que o município passa por inúmeras dificuldades, dessa forma tem outras prioridades em que poderia ser investido o valor pago mensalmente à Rádio Comunitária.
* A Vereadora Adriana solicitou verbalmente que fosse colocado no Câmara Municipal de Cocal 01 (um) "Mural Informativo", a fim de serem fixados todos os documentos relacionados legislativo, como convites, publicações feitas no Diário Oficial dos Municípios, entre outros; respeitando ainda o artigo 37 da Constituição Federal, cumprindo assim, os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
* A vereadora Marilene Almeida solicitou que constasse em ata que a Câmara Municipal, encaminhe ao Poder Executivo, a sugestão da Criação do Plano de Cargos e Salários dos agentes de endemias.
* A vereadora Prof. Adriana reforçou o pedido feito pelo vereador Mateus Mendonça, através de requerimento solicitando a Construção de 01 Poço, equipado Chafariz Público na localidade Agrovila Olho d'água.
*A vereadora Prof.ª Adriana solicitou ainda a presença de um representante da atual administração à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos , a cerca de supostos comentários "maldosos" relacionados a contratos irregulares feitos pela Prefeitura Municipal de Cocal.
* A vereadora Adriana solicitou ainda que fosse cumprido a gratificação de 10% (dez por cento), incidente sobre o vencimento básico para todos os professores em exercício em escola da zona rural, cumprindo assim o art. 126 do Plano de Cargo e Salários da Educação; ainda o reajuste salarial dos Agentes de Endemias.
* O vereador Francisco das Chagas M. dos Santos (Chico do Nego) tentou responder, enquanto líder de governo a vários questionamentos feitos pelos edis vereadores sobre a concretude dos requerimentos dos mesmos.
* O vereador Tarcísio questionou ainda com o líder de governo sobre a concretude do Programa Bolsa Família Municipal. A vereadora Marilene esclareceu que pela forma legal o Programa só poderá ser implantado no município de Cocal quando fizer parte da Lei Orçamentária do Município.
Assinar:
Postagens (Atom)