segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CONFIRMADO REAJUSTE DE 11,36% NO PISO DO MAGISTÉRIO PARA O ANO DE 2016

CONFIRMADO REAJUSTE DE 11,36% NO PISO DO MAGISTÉRIO PARA O ANO DE 2016. É PRECISO LUTA PARA OBRIGAR PREFEITOS E GOVERNADORES A PAGAREM!




O Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em reunião com a CNTE, confirmou reajuste em torno de 11,36% no Piso Nacional do Magistério. Quem dá a notícia é Roberto Botareli, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul-FETEMS.


Pela Lei 11.738/2008, que instituiu o piso nacional dos professores, o percentual anunciado deve ser aplicado logo a partir de primeiro de janeiro do próximo ano. E de forma linear, sobre o salário-base de todos os docentes da Educação Básica pública do país.

É preciso, no entanto, que os educadores e os sindicatos que os representam fiquem alerta. É praticamente unânime no país a velha história de prefeitos e governadores de que "não podem cumprir com o reajuste". Alegam agora principalmente a desculpa da crise. Se não houver mobilização, portanto, em muitos estados e municípios os educadores podem ficar sem esse seu direito respeitado, como inclusive já ocorreu diversas vezes.


Neste sentido, é preciso não baixar a guarda e fazer assembleias ainda este ano, onde for possível, no sentido de que tal conquista seja um direito garantido! Uma vez que os professores são um dos profissionais mais importantes da sociedade, pois, estão ajudando a formar cidadãos que construirão a sociedade em que vivem.